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Câmbio powershift e o consumidor: o que fazer?

31 de outubro de 2016Direito do ConsumidorBy Patrícia Menezes Castagna

Desde 2013, em todo o Brasil e no mundo, tem crescido substancialmente a quantidade de relato de consumidores a respeito de problemas experimentados com o câmbio powershift (automatizado), peça componente dos veículos Ford Focus, NewFiesta e EcoSport.

Embora adquiridos zero quilômetro, tais veículos tem apresentado trepidação excessiva entre as primeiras marchas, patinação, demora na retomada da marcha, falta de resposta do carro e superaquecimento.

Em junho de 2016, o Ministério Público de Minas Gerais enviou uma requisição para que a Ford responda 88 questões sobre problemas relacionados ao câmbio automatizado Powershift, em decorrência de investigação instaurada pelo Procon. A intenção é apurar se a fabricante está colocando no mercado veículos defeituosos, se está pondo em risco a saúde e a segurança dos consumidores e se a empresa, por meio de sua rede autorizada, está efetivamente resolvendo os problemas ocorridos.

A investigação pretende verificar se a Ford reconhece a existência de vício de produto (defeito de fábrica), se os manuais dos veículos alertam os consumidores sobre o comportamento do câmbio e se os frequentes relatos de panes e travamentos súbitos não seriam suficientes para a convocação de um recall.

Diversamente do que se esperava, além de não reconhecer o defeito sofrido por milhares de consumidores em todo o mundo (na Austrália foi proposta ação coletiva contra a Ford; enquanto no Brasil e EUA, várias ações  já foram ajuizadas), em outubro de 2016 a montadora comunicou os proprietários de Fiesta, EcoSport e Focus que a garantia do componente foi ampliada para 10 anos ou 240 mil km – ou seja, reconheceu o problema, mas não apresentou uma solução definitiva.

Diante disso, cresce o número de acordos extrajudiciais e ações judiciais, na medida em que o problema do câmbio powershift, quando completamente trocado, é solucionado apenas por poucos meses, retornando a trepidar e patinar com o uso constante do veículo.

De acordo com o Código do Consumidor, não sendo o problema solucionado no prazo de 30 dias – que se renova a cada repetição do problema -, pode o consumidor exigir, à sua escolha: a troca do produto por outro em condições perfeitas de uso; a restituição imediata da quantia paga, atualizada, além de danos sofridos; ou, o abatimento proporcional do valor pago, relativo à perda de valor do veículo no mercado.

Cabe a cada proprietário, portanto, verificar qual a melhor medida a ser tomada para a sua situação em particular por meio da orientação de um advogado.

cambio powershiftconsumidorecosportfocusfordnewfiesta
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35 Comentários
  1. Responder
    8 de setembro de 2017 em 14:26
    Fernanda Falcao

    Tenho um fiesta power shift, o cambio já foi trocado e está dando problema de novo.
    O que posso fazer a nível jurídico, já que trocar o cambio novamente não vai resolver?
    Grata,

    • Responder
      17 de novembro de 2017 em 10:19
      Patrícia Menezes Castagna

      Olá, Fernanda
      Você pode notificar extrajudicialmente a concessionária que lhe vendeu a fim de trocar por outro igual, pedir a devolução do dinheiro ou trocar por outro veículo.
      Consideramos que judicialmente não vale a pena devido à lentidão do Judiciário.
      Abraço
      Patricia Castagna

    • Responder
      22 de novembro de 2017 em 14:34
      Vívian De Gann dos Santos

      Olá Fernanda!
      Você pode notificar extrajudicialmente a concessionária que lhe vendeu a fim de trocar por outro igual, pedir a devolução do dinheiro ou trocar por outro veículo.
      Consideramos que judicialmente não vale a pena devido à lentidão do Judiciário.

  2. Responder
    13 de junho de 2018 em 09:21
    Vanessa Pádua

    Me ajudem vcs da imprensa, por favor. Meu New powershift 2014 aquece, não entra marcha, trepida, engasga e a Ford não quer trocar. Disseram que o problema tem que chegar em um nível estipulado por eles é que por enquanto tenho que aguentar o “incomodozinho”. Essa porcaria falha em ultrapassagens..eu não sei mais o que fazer. Daqui a pouco vão dizer que não trocam pq acabou a garantia.

    • Responder
      13 de outubro de 2018 em 14:51
      Vívian De Gann dos Santos

      Olá Vanessa!
      Sobre a questão da garantia, há que se considerar que o vício (defeito) é oculto. Assim, a garantia deve ser computada a partir do aparecimento do problema.
      Penso que é possível notificar extrajudicialmente a Ford e a concessionária para resolver a questão (indenizando ou reparando o problema), em alguns casos funciona.
      Outra solução é ação judicial para buscar indenização. Em todo caso, é necessário avaliar a documentação que você possui e as peculiaridades do seu problema.
      Caso você queira maiores informações, pode nos contatar por e-mail: patricia@ced.adv.br ou vivian@ced.adv.br
      Abraço!

  3. Responder
    3 de agosto de 2018 em 12:28
    Reginaldo Martins da Silva

    Patrícia, boa tarde!
    Você pode me tirar uma dúvida? O meu carro é 2014 e já trocou a embreagem uma vez, o modulo uma vez, e agora vai ter que trocar a embreagem novamente e devido ao problema da embreagem danificou outros equipamentos do que atuam juntamente com a embreagem, o carro está parado e a Ford não me responde. O que faço?

    • Responder
      13 de outubro de 2018 em 14:49
      Vívian De Gann dos Santos

      Olá Reginaldo!
      No seu caso é possível notificar a Ford e a concessionária para resolver a questão (indenizando ou reparando o problema), em alguns casos funciona.
      Outra solução é ação judicial para buscar indenização.
      Caso você queira maiores informações, pode nos contatar por e-mail: patricia@ced.adv.br ou vivian@ced.adv.br
      Abraço!

  4. Responder
    27 de dezembro de 2018 em 15:06
    Delio Nogueira

    Boa tarde
    Estou com um problema no meu Ecosport, esse campo powershift. A garantia vencer tem 6 meses e a FORD se recusa a resolver, porém, o carro esteve em 2016 na autorizada e foi trocado apenas o módulo TCM. Como posso acionar extrajudicial ou judicial?
    Delionogueira@mail.com

    • Responder
      11 de agosto de 2020 em 14:13
      Vívian De Gann dos Santos

      Délio, é possível das duas formas. Para isso, sugiro que busques um profissional da advocacia da tua confiança. Abraço!

  5. Responder
    16 de maio de 2019 em 19:47
    Paulo

    Boa noite!

    Tenho um Focus 15/16 que apresentou problemas no câmbio o carro está na concessionária e a Ford disse que o chassi do carro não se enquadra nos carros mapeados para recall. Carro foi comprado em 08/15 ( Em materia pública eles assumem consertos em carros fabricados até 06/2015 ). No ano passado ainda na garantia o câmbio precisou ser consertado, dizem ter sido outro problema. O que posso fazer ?

    • Responder
      4 de junho de 2019 em 13:04
      Vívian De Gann dos Santos

      Olá Paulo.
      No seu caso há que se verificar se, de fato, o seu veículo tem o câmbio defeituoso.
      Além disso, é importante que você busque um laudo especializado para detectar o problema. Após, caso o defeito não decorra de mau uso ou de desgaste natural do bem, é possível o ingresso de ação para responsabilizar a fabricante por vício oculto.
      Att.

  6. Responder
    7 de dezembro de 2019 em 23:24
    MAICOM AUGUSTO JORDAO

    Olá tenho um Ecosport 2014 e já e a terceira vez que tenho problemas com meu câmbio posso fazer de alguma maneira a Ford trocar por outro ?

    • Responder
      23 de março de 2020 em 16:23
      Vívian De Gann dos Santos

      Maicom, segundo Código de Defesa do Consumidor, sim, você pode optar pela troca. Sugerimos que você tente realizá-la de forma extrajudicial com auxílio do PROCON e, se não for possível, que você procure advogado de sua confiança para definir qual a espécie de ação judicial melhor atende seu caso.

    • Responder
      11 de agosto de 2020 em 14:16
      Vívian De Gann dos Santos

      Uma opção é acionar extrajudicialmente a empresa pelo PROCON, por exemplo (ou até mesmo via notificação feita por profissional da advocacia). Caso não funcione, é possível o ingresso de ação judicial. Abraço.

  7. Responder
    13 de dezembro de 2019 em 10:53
    fernando larcher de aquino

    Bom dia, tenho um focus 2015, a embreagem foi trocada 2 vezes e agora está com problema no atuador da embreagem. O carro já está fora da garantia, tem algo que eu possa fazer?

    • Responder
      23 de março de 2020 em 16:26
      Vívian De Gann dos Santos

      Nos parece um vício oculto, espécie de defeito que o consumidor não consegue facilmente identificar. Assim, sua garantia legal (90 dias), volta a contar a partir do aparecimento do defeito. Sugerimos que você tente solucionar a questão (troca do bem, indenização, etc), de forma extrajudicial com auxílio do PROCON e, se não for possível, que você procure advogado de sua confiança para definir qual a espécie de ação judicial melhor atende seu caso.

    • Responder
      11 de agosto de 2020 em 14:16
      Vívian De Gann dos Santos

      Fernando, trata-se de vício oculto o caso que relatamos no artigo. Assim, a garantia flui a partir do surgimento do problema de difícil constatação, pelo prazo de 90 dias (conforme CDC). Se te enquadras nesta situação, podes acionar extrajudicialmente a empresa pelo PROCON, por exemplo (ou até mesmo via notificação feita por profissional da advocacia). Caso não funcione, é possível o ingresso de ação judicial. Abraço.

  8. Responder
    1 de janeiro de 2020 em 14:19
    Rodrigo

    Boa tarde! Tenho um Focus Titanium 14/15, já foram feitas 2 trocas de embreagem, semana passada troca do módulo de controle da transmissão (TCM), é um problema sem fim! Não consigo vender o veículo, pois a falha é conhecida e ninguém quer comprar um problema. Não pegam sequer na troca por um novo, a própria Ford desvaloriza muito. Perde praticamente 50% do valor pago, garantia vence em janeiro de 2020, o que pode ser feito? Não é possível que a FORD repasse um problema sem solução e os proprietários paguem a conta.

    • Responder
      23 de março de 2020 em 16:22
      Vívian De Gann dos Santos

      Rodrigo, é uma situação muito comum. Sugerimos que seja tentada uma solução extrajudicial com auxílio do PROCON e, se não for possível, que você procure advogado de sua confiança para definir qual a espécie de ação judicial melhor atende seu caso.

  9. Responder
    23 de janeiro de 2020 em 08:39
    mauric

    ola bom dia
    meu primo tem uma eco sport 2014 e ela apresentou o problema no cambio,levamos ate a concessionaria e foi relatado que tem a extensão( garantia ) da parte do cambio.porem apos a verificação do chassi o carro esta na ilha de recall.porem disseram que os atuadores hidraulicos não entram na garantia e teria que ser trocado, a peça faz parte do cambio que é os principais peças que apresentam o problema.como devemos proceder,mando efetuar o serviço pagar e depois cobrar judicialmente ou ligar no 0800 e pedir para que faça o reparo sem custo algum.
    grato

    • Responder
      23 de março de 2020 em 16:20
      Vívian De Gann dos Santos

      Prezado, neste caso, nos parece que ocorreu vício oculto. Assim, você não deve (em tese) ter custos. Sugerimos que inicialmente você procure o PROCON mais próximo para tentar uma solução extrajudicial. Se não for possível, será necessário contratar um advogado de sua confiança para dar seguimento a ação judicial própria (cobrança, indenização, etc).

    • Responder
      11 de agosto de 2020 em 14:11
      Vívian De Gann dos Santos

      Olá, penso que se deve ser tentado o contato com o SAC da empresa. Se não ocorrer retorno, é importante buscar o quanto antes um profissional da advocacia.

  10. Responder
    29 de janeiro de 2020 em 18:37
    Ednaldo

    Boa noite tinha Focus 13/14 com problema no câmbio, por esse motivo bati o carro, passei dez meses parado, tenho que entrar na justiça para mim indenizar.

    • Responder
      23 de março de 2020 em 16:18
      Vívian De Gann dos Santos

      Ednaldo, para melhor lhe auxiliar, por favor, entre em contato pelo e-mail: contato@ced.adv.br

  11. Responder
    28 de abril de 2020 em 16:49
    Henry Socrates Lavalle

    Boa tarde, tenho um carro ecosport freestyle 2016/2017 na mês passado ele começou a dar problemas para trocar as marchas, ficou sem força e apresenta trepidações e a luz da transmissão ficou acessa. Leve ele até a concesionaria aonde compre ele e me falaram que estava fora da garantia e tentaram a garantia estendida de 10 anos, porem a ford recusou o pedido alegando que o chassis do carro não esta na Ilha, liguei para o SAC da Ford porem nada de resolver acabei pagando tudo e estou em posse de todos os pagamentos junto com a ordem de serviço foi realizado a troca do modulo TCM autudores etc etc, posso entrar na justiça para solicitar ressarcimento e danos morais? desde já agradeço pela atenção prestada.

    • Responder
      5 de junho de 2020 em 14:46
      Vívian De Gann dos Santos

      Olá Henry, pode sim!

    • Responder
      11 de agosto de 2020 em 14:09
      Vívian De Gann dos Santos

      Henry, a questão do dano moral depende de como a situação tem te afetado (há que se fazer uma análise mais detalhada), mas indenização por danos materiais, sem dúvida.

  12. Responder
    10 de maio de 2020 em 23:14
    Daniela Silva

    Oi ! Tenho ja a garantia extendida por 10 amos pois fui uma das “ premiadas “ e o carro constantemente retoma o problema. Ate para vender é muito desvalorizado. Vcs ja fizeram essas açoes ? Quero devolver o carro. Sem falar que nos Eua a Ford indenizou todos os compradores. Aqui no Brasil o Procon tentou essa negociação que foi sem sucesso.

    • Responder
      5 de junho de 2020 em 14:46
      Vívian De Gann dos Santos

      Olá Daniela!
      Sim, ações judiciais tem obtido sucesso sim!
      Abraço!

    • Responder
      11 de agosto de 2020 em 14:07
      Vívian De Gann dos Santos

      Daniela, em algumas situações conseguimos realizar acordos extrajudiciais, em outros casos judicializamos. De fato, no país a FORD tomou uma postura diversa da adotada nos EUA e Canadá, por exemplo.

  13. Responder
    13 de julho de 2020 em 11:27
    Mauro

    Bom dia!
    Ações coletivas no Brasil seriam o ideal.

    • Responder
      11 de agosto de 2020 em 14:06
      Vívian De Gann dos Santos

      Olá Mauro, concordo. Salvo engano, em alguns estados o Ministério Público tem agido desta forma.

  14. Responder
    10 de agosto de 2020 em 10:03
    Rodrigo Corinto

    Em março de 2018 adquiri o Veículo FORD FOCUS TITANIUM 14/15. No início o veiculo funcionava bem, mas com o passar do tempo percebi que fazia muito barulho nas trocas de marcha, que foi se agravando.
    Como passou a vibrar ao ponto de tremer o painel, levei na autorizada, foi quando me disseram que precisaria trocar a embreagem. Por surpresa minha, fiquei sabendo que já havia sido trocada uma vez (com30KM), esta seria a segunda. Em 29.07.2019 trocaram a embreagem o carro estava com 50km, parecia ter resolvido. Três meses depois voltou a apresentar o problema, desta vez mais grave, estava rumo a Uberlândia levando meus filhos para consulta médica, o carro reduziu dando um enorme tranco, pensei que capotaríamos. Levei novamente na concessionaria, falaram que era problema no módulo de controle da transmissão TCM, e foi solicitada nova troca em 20.12.20, 5 meses apos trocar a embreagem. Agora 6 meses depois, voltou a trepidar, dar trancos e solavancos e quase me levando a um acidente na estrada, reduzindo como se estivesse freando em plena rodovia. O meu veículo passou a apresentar sintomas ainda piores e mais fortes, comprovando pela reincidência que se trata de um problema crônico, oculto e insanável, fazendo com que o veículo desse pulos ao arrancar, perdesse tração, provocando movimentos conhecido como cabeçadas, vacilasse no momento de progredir em marcha, ocorrendo, também, trocas de marchas erradas e intempestivas.
    Abri reclamação no Consumidor.gov e Procon GO, no consumidor.gov não obtive nenhum resultado. Aguardo o Procon e registrei uma reclamação no Ministério Público de Goiás.
    O carro passa por desvalorização acentuada, não consigo trocar, vender, nem mesmo a FORD quer.
    O que mais pode ser feito? rcorinto@gmail.com

  15. Responder
    10 de agosto de 2020 em 10:05
    Rodrigo Antônio Corinto

    Em março de 2018 adquiri o Veículo FORD FOCUS TITANIUM 14/15. No início o veiculo funcionava bem, mas com o passar do tempo percebi que fazia muito barulho nas trocas de marcha, que foi se agravando.
    Como passou a vibrar ao ponto de tremer o painel, levei na autorizada, foi quando me disseram que precisaria trocar a embreagem. Por surpresa minha, fiquei sabendo que já havia sido trocada uma vez (com30KM), esta seria a segunda. Em 29.07.2019 trocaram a embreagem o carro estava com 50km, parecia ter resolvido. Três meses depois voltou a apresentar o problema, desta vez mais grave, estava rumo a Uberlândia levando meus filhos para consulta médica, o carro reduziu dando um enorme tranco, pensei que capotaríamos. Levei novamente na concessionaria, falaram que era problema no módulo de controle da transmissão TCM, e foi solicitada nova troca em 20.12.20, 5 meses apos trocar a embreagem. Agora 6 meses depois, voltou a trepidar, dar trancos e solavancos e quase me levando a um acidente na estrada, reduzindo como se estivesse freando em plena rodovia. O meu veículo passou a apresentar sintomas ainda piores e mais fortes, comprovando pela reincidência que se trata de um problema crônico, oculto e insanável, fazendo com que o veículo desse pulos ao arrancar, perdesse tração, provocando movimentos conhecido como cabeçadas, vacilasse no momento de progredir em marcha, ocorrendo, também, trocas de marchas erradas e intempestivas.
    Abri reclamação no Consumidor.gov e Procon GO, no consumidor.gov não obtive nenhum resultado. Aguardo o Procon e registrei uma reclamação no Ministério Público de Goiás.
    O carro passa por desvalorização acentuada, não consigo trocar, vender, nem mesmo a FORD quer.
    O que mais pode ser feito? rcorinto@gmail.com

    • Responder
      11 de agosto de 2020 em 14:03
      Vívian De Gann dos Santos

      Olá Rodrigo, há algumas possibilidades na via judicial, uma vez que de modo consensual não foi possível.
      Você pode solicitar a devolução dos valores pagos e entregar o veículo, apenas exigir o ressarcimento pela depreciação do bem em detrimento do vício/defeito … o que for mais adequado a sua realidade.
      Abraço, Vívian.

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